Um belo dia você liga seu computador, com Windows XP e se depara com a mensagem: 

O Windows não pôde ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM
você pode tentar corrigir este arquivo executando o programa de instalação do Windows por meio de CD-ROM ou disquete de instalação original
Selecione "r" na primeira tela para iniciar a correção.
 

Se você não fosse visitante da Chequer´s Collection provavelmente iria chorar e pedir para um "técnico" (aquele que é filho de seu amigo e compra muitas revista na banca) dar uma olhada. Ele ia ligar seu PC e dizer: – Não tem jeito! Tem que formatar. Você vai perder todos os seus arquivos! 

De começo, mande o "técnico" tomar um copo d´água e tome a frente da resolução pedindo ajuda a ele somente nos momento que comento. Ele não tem nem idéia do que está falando. Seus arquivos não serão perdidos se você executar a dica abaixo e sua chance de êxito é muito grande. 

1. Pegue o cd original do XP. Caso não tenha peça emprestado ao "técnico".  

2. Providencie os cds de instalação que acompanham seu PC. Talvez você precise deles.  

3. Inicie a máquina com o cd dentro. Deverá dar boot por ele e o sistema pedirá para pressionar qualquer tecla para dar boot pelo cd. Caso não inicie pelo cd essa configuração deverá ser feita na BIOS. Talvez o "técnico" saiba como fazer.  

4. Pressione R na primeira tela e aguarde. Observe que essa informação é dita na tela de erro. Não precisa ser técnico para saber o que fazer até aqui. Basta ler o que está escrito.  

5. Digite então as seguintes linhas, dando ENTER entre uma e outra:  

cd system32\config

ren system system.old

ren system.alt systemalt.old

copy c:\windows\repair\system
copy c:\windows\repair\regback\system
exit

6. Reinicie seu PC.  

7. É provável que você precise reinstalar os drivers da placa de vídeo, som, rede e modem. Nesse momento o seu "técnico" já deverá saber como fazer.

8. Pague apenas metade do que for cobrado. Afinal, quem resolveu o problema e resgatou seus documentos foi você mesmo. :-) 

Com esse tutorial, mostro aos amigos usuários que formatar um computador sempre resolve qualquer problema que não seja hardware. Mas nem sempre é necessário. Basta entender o que está acontecendo. 

Essa é a diferença do técnico de verdade para o técnico de banca de revista. 

PS: Esse caso foi baseado em fatos reais.

PS2: Se você não entendeu nada, passe esse tutorial para quem entende como opção de resolução. 

[ ]´s

About these ads