Update de link em 10/08/09

Criar um disco de boot para instalar o Windows 95, 98 ou Me é realmente muito fácil. O próprio sistema operacional permite que você crie esse disco para ser usado futuramente. Com esse disquete é possível acessar a unidade de cdrom que contém o cd com os arquivos de instalação. Mas isso é somente usado quando não é possível dar boot pelo cdrom, por qualquer que seja o motivo.

Com o avanço dos sistemas e do hardware, usar disquetes tornou-se algo extremamente antiquado. Mas você já pensou na situação de perder um cliente por não conseguir instalar o Windows 2000 ou XP num computador com esse tipo de problema ou até mesmo  num computador mais antigo? Eu parto do princípio que (assim como eu) você é um profissional (ou aspirante) que pensa sempre em fazer as coisas certas para o cliente, ao invés de criar artimanhas, que tanto prejudicam os bons profissionais da área.

Usar o disquete de inicialização (boot) do Windows 95, 98 ou Me só irá ajudar se o disco rígido estiver em FAT32. No entanto, é ALTAMENTE recomendável a instalação em formato NTFS para o Windows 2000 e Windows XP. Se você acha que instalar esses sistemas em FAT32 é normal, lamento, mas você está no Blog errado.

Para criar os disquetes de inicialização do Windows 2000, vá no diretório Bootdisk do cd de instalação e execute o arquivo Makeboot.exe. É o suficiente. O programa irá solicitar 4 disquetes (um por um) para criar o sistema de boot completo desse sistema. Você consegue executar esse programa (e criar os diquetes) em qualquer computador que tenha Windows instalado.

E como fazer para fazer o mesmo no Windows XP? Esse programa não existe no cd do produto.

Nesse caso é preciso baixar um programa liberado pela Microsoft e através a criação desses discos será possível. Existem versões para Windows Professional e Windows Home. Além disso, é preciso se o cd original do Windows XP é em português ou inglês e ainda é preciso saber se o cd contém o SP1 ou o SP2 integrados no mesmo. Para cada situação, existe um tipo específico do programa. Todas as 16 versões (inglês e português) estão disponíveis aqui para download, logo abaixo.

Após o download do executável correto, clique no mesmo e o programa irá utilizar 6 disquetes. A quantidade é maior porque o boot é dado em interface gráfica.

ATENÇÃO: AS VERSÕES NÃO SÃO COMPATÍVEIS ENTRE SÍ.

O link abaixo leva diretamente ao meu Skydrive com todas as versões disponíveis. 

Clique aqui