Ainda não cheguei a fazer nenhum comentário por aqui, mas estou a montar um site wap. Não necessariamente usando linguagem wml, mas o já conhecido html de forma mais light. Somente com textos e poucas imagens. Por conta disso venho pegando diversos celulares emprestados (de colegas de trabalho) apenas para ver a performance do site em diferentes aparelhos. Devido a facilidade da tecnologia GSM, eu coloco o meu chip e os créditos descontados são de minha conta.

No entanto, isso me fez observar o "medo" que as pessoas tem de fazer acesso a internet pelo celular alegando ser caro. Mas, será mesmo?

O acesso wap já existe há muitos anos, mas poucos celulares tinham acesso a essa tecnologia. Hoje isso já é muito mais comum, e até eu mesmo evitava acessar a internet. Afinal de contas, meu acesso era contato por tempo e eu nunca conseguia tirar nenhum proveito de todas as vezes que eu tentava encontrar alguma utilidade para aquele acesso. Sem querer, eu descobri que o meu problema estava na operadora. Veja porque.

Durante 4 anos e meio eu usei os serviços da Vivo (naquele tempo era Telebahia Celular) e o acesso custava R$ 0,60 por minuto ou R$ 0,04 por kbyte. Hoje, eu uso os serviços da Claro e sabe quanto custa o acesso wap? R$ 0,005 por kbyte. Isso mesmo!!!! Cinco centésimos de centavo por kbyte. Na verdade a operadora te informa que o custo é de R$ 5,00 por mega, mas fazendo as contas você chega a esse valor. E não é só isso. Na Vivo, o mesmo mega custa R$ 40,96.

O mais engraçado é que eu descobri isso por acaso, quando resolvi acessar rapidinho a internet pelo celular e notei que meus créditos não diminuíram. Eles não diminuíram porque meu rápido acesso custou um pouco mais do que R$ 0,02 (dois centavos) e é óbvio que jamais iria notar uma redução de dois centavos em meus créditos.

Não satisfeito resolvi pesquisar o custo desse acesso nas 4 maiores operadores existentes por aqui. Oi, Tim, Vivo e Claro. O acesso mais barato é o da Claro e Oi (R$ 0,005 e R$ 0,008 respectivamente). O acesso mais caro é o da Vivo e Tim (ambas com R$ 0,04 por kbyte). A Tim inclusive tem uma "promoção" que te cobra R$ 15,73 por mega no pré-pago.

No mais, chego a conclusão que as pessoas simplesmente não possuem o mínimo de interesse em se informar dos custos dos serviços de suas operadoras. Ninguém sabia o preço do acesso Wap e para todos que eu pedi emprestado o aparelho eu escutava "rapidinho, porque você sabe que é caro". Mas não havia problemas, porque eu usava meu chip.

Usando meu celular Claro (Sony Ericsson T230), eu navego a vontade por diversos sites e ainda testo exaustivamente o que estou montando e vos digo. Não sinto nem a diferença nos descontos em meus créditos.

Acesso caro é o da Vivo e da Tim. Se você quer utilizar as facilidades da internet pelo celular com tranquilidade, mude de operadora e seja feliz!

[]´s