TD-SCDMA está pronto para comercialização

Mais um padrão que será lançado exclusivamente na China. Acompanhe a matéria:

"O ministro da Indústria da Informação da China, que regula o setor de telecomunicações do país informou que o padrão TD-SCDMA (Time Division Synchronous Code Division Multiple Access), a tecnologia móvel de terceira geração desenvolvida totalmente na China, já está pronto para ser lançado comercialmente.

O anúncio, que apareceu em um comunicado publicado no site do ministério, esclarece as dúvidas sobre a demora da China em fazer um leilão de suas licenças 3G. De acordo com Ted Dean, diretor da BDA China, empresa de consultoria em telecomunicações sediada em Beijing, com essa decisão, as licenças 3G deverão ser anunciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

O padrão TD-SCDMA é um dos três padrões de terceira geração que, segundo analistas, serão adotados na China, incluindo o WCDMA e o CDMA 2000 EV-DO. Enquanto as redes 3G baseadas em WCDMA e EV-DO já estão em operação em outros países, o ponto fraco do TD-SCDMA é que ele só foi testado até agora em redes chinesas. A imaturidade tecnológica do padrão é um dos motivos citados por analistas como razão da demora na licitação da 3G.

A licitação exigirá uma reestruturação no modelo de telecomunicações chinês, que, como no Brasil, separa as operadoras na oferta de serviços fixos e móveis. No caso de uma terceira licença, a beneficiada deve ser uma das maiores operadoras fixas do país – a China Telecommunications Corp.

Ainda segundo analistas, os planos chineses para 3G poderão ser oficialmente anunciados em março, durante uma sessão nacional do congresso (NPC), que no passado já foi utilizada para anunciar mudanças no setor chinês de telecomunicações."

Fonte: Idgnow

E já tem aparelho compatível com a tecnologia.

A LG sempre andando na frente…

[ ]´s

 

Postado via desktop.