Chats podem ser monitorados pela polícia.

É definitivo. o STJ considerou que as salas de bate-papo (chats) na internet não são privadas e podem ser monitoradas por autoridades policiais. A sentença foi anunciada depois que um palhaço acusado de pedofilia resolveu recorrer alegando quebra de sigilo porque a promotoria conseguiu através do provedor de acesso as conversas comprometedoras deste. 


Windows Vista terá 6 versões

Seis diferentes versões do Windows Vista vão substituir o atual sistema operacional Windows XP neste ano. A Microsoft desenvolverá uma versão de seu novo sistema operacional Windows Vista, sem software audiovisual, para atender decisão da União Européia. Em 2004 a Comissão Européia julgou que a Microsoft usou o predominante sistema Windows de forma ilegal e multou a empresa em 497 milhões de euros.

Na ocasião, a Microsoft foi obrigada a oferecer versões do Windows sem qualquer software audiovisual para que fabricantes de computadores pudessem oferecer máquinas com outros players de mídia em vez de produtos Windows.

Contudo, a Microsoft pode ser multada em 2 milhões de euros por dia, por não cumprir outra resolução. A empresa não forneceu interconexões para concorrentes terem softwares funcionando tão bem como os da Microsoft com máquinas de desktop Windows.


MP pede quebra de sigilo para criminosos "Orkuteiros"

Usuários e criadores de comunidades virtuais no Orkut podem ter seu sigilo quebrado. Na última quinta-feira, o Ministério Público Federal em São Paulo entrou com uma ação junto à Justiça Federal pedindo a quebra de sigilo de usuários do Orkut. O objetivo é alcançar aqueles que usam o site para práticas criminosas.

Executivos do Google Brasil já prestaram esclarecimentos sobre comunidades ilícitas no Orkut. Agora, o Ministério dispõe de um dossiê de 150 páginas com informações a respeito, elaborado pela organização sem fins lucrativos SaferNet, que combate crimes contra direitos humanos na internet.