Nos últimos 15 dias, pudemos testemunhar o poder que tem a internet e o que a falta de conhecimento de uma ferramenta pode causar.

Estava viajando quando soube do enforcamento de Saddam. De noite, quando liguei a TV, aguardei o noticiário para ver a matéria. Como o evento foi filmado, na mesma hora eu comentei que no dia seguinite estaria na internet esse vídeo. Tudo bem que a TV não transmitiu o evento por completo, mas com certeza eu iria conseguir encontrar o vídeo completo.

Não só acertei na aposta, como me surpreendi. No dia seguinte o vídeo estava disponível para todos. Não precisou perder 1 minuto sequer de busca. Alguém com um celular filmou o enforcamento todo. Será possível que ninguém pensou nisso para evitar a filmagem? Agora querem "sacrificar" o responsável pela filmagem. Para mim, deveriam punir os responsáveis pela segurança. E se não houve segurança, paciência. O cara já morreu. É passado.

Engraçado é que na parte mostrada pela TV é notável grande diplomacia entre Saddam e os executores. Depois que a TV encerra a transmissão, começam os xingamentos e gritaria por toda parte. Viva a hipocrisia do ser humano!!!

Enquanto isso, no outro lado do mundo, ainda existe perda de tempo no assunto da Daniela Cicareli. Ainda não perceberam que é impossível evitar o acesso ao vídeo. Para se ter uma idéia tem anos que um vídeo da Pamela Anderson vazou na internet e até hoje é possível copiá-lo. Tem tanto tempo que por aqui ainda mal se falava de banda larga. O Youtube é apenas uma das dezenas de fontes possíveis de fazer o download do vídeo.

Eis então que aparece um desembargador (que julgo desinformado) e determina a suspensão de acesso de todo o site para o Brasil. Essa foi a mais ridícula decisão já tomada que pude testemunhar. Tão ridícula que depois ele mesmo voltou atrás, após tanta pressão. E para não ficar por baixo, alegou que a medida serviu de teste para mostrar que a justiça pode bloquear acessos a sites de internet.

Será que algum brasileiro ou brasileira qualquer conseguiria o mesmo direito em igual velocidade? É um trabalho escroto colocar esses filtros nos 5 backbones que atendem o Brasil. Isso está me cheirando a marketing barato… Essa semana, mais uma vez ela concedeu entrevista para falar sobre o assunto. E disse que não tem envolvimento com isso. Tenho minhas dúvidas.

Quase 4 meses depois, o assunto está tão em alta ainda que já usaram o fato como inspiração de propaganda contra o vírus da dengue.

Esse assunto ainda vai render muito…

PS: Alguém aí se lembra quando ela disse que o vídeo era falso?🙂

Cicareli – Veja aqui a matéria que explica o que foi feito e parte da entrevista.

Saddam – Veja aqui a matéria com parte do vídeo oficial.

Saddam – Veja aqui o vídeo original feito a partir de um celular.

[ ]´s