Lí essa notícia, com muita surpresa. É o primeiro caso dessa doença aqui na Bahia.
 

Um aposentado baiano de 67 anos morreu em conseqüência da doença de Creutzfeldt-Jacob, variação humana do mal da vaca louca, doença que atingiu milhares de cabeças de gado no Reino Unido no final da década de 90 e se espalhou por vários países.

O paciente, que teve o nome preservado a pedido da família, morreu no último dia 2, após nove meses internado no Hospital Santa Isabel, em Salvador. Foi o primeiro caso da doença registrado na Bahia.

A doença é causada por uma proteína, um príon celular, que muda de forma e se junta em placas no cérebro.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia, 85% dos casos no mundo são desenvolvidos pelo próprio organismo. Outra forma de aquisição é pela ingestão de carne de gado contaminado.

O secretário da Saúde, Jorge Solla, descartou a hipótese de a morte do aposentado ter ocorrido por ingestão de carne bovina contaminada. "Os exames afastaram qualquer hipótese de contaminação por ingestão, indicando que o caso foi um episódio isolado que não representa risco para a população."

Solla disse que os sintomas da doença de Creutzfeldt-Jacob são os mesmos da enfermidade que atingiu o gado do Reino Unido no final dos anos 1990 –demência progressiva, associada a contrações musculares involuntárias, assemelhando-se inicialmente a um acidente vascular cerebral.

"Na forma humana, 85% dos casos são provocados por mutação genética, ocorrendo esporadicamente e sem nenhuma evidência da doença na história familiar, como aconteceu com o paciente baiano."

O secretário afirmou ainda que apenas 10% a 15% dos casos da doença são hereditários ou provocados por ingestão de carne contaminada. "Os chamados casos esporádicos, como o ocorrido na Bahia, já foram registrados no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Japão, por exemplo."

No Brasil, segundo a Secretaria da Saúde, de 1980 a 1999, foram verificados 105 mortes de pacientes com suspeita de terem contraído, por mutação genética, a variante humana da doença da vaca louca.

Mesmo assim, todo cuidado é pouco. Não soube dessa informação em nenhum jornal local daqui.

[ ]´s

Anúncios