Existem serviços disponíveis no Windows XP que deveriam ser mais claros ao usuário quanto ao seu funcionamento. Um deles é a disponibilização de arquivos de rede em modo off-line.
 
Disponível no Windows XP Pro conectado em ambiente de rede, o serviço quebra um grande galho. Disponibilizar localmente seus arquivos que originalmente encontram-se no servidor, sem estar conectado ao mesmo.
 
O problema aparece quando o Windows não te informa (de verdade) aonde esses arquivos são armazenados em seu computador. E o gerenciamento dessa ferramenta é horrível. Afirmo isso porque durante um bom tempo eu fiz uso dessa ferramenta.
 
Ocorre que, cerca de 1 ano depois, eu comecei a ter problemas de espaço em disco no computador. Até aí, tudo bem. Fiz uma grande limpeza no drive. Mas, mesmo assim notei que ainda existia um grande espaço em uso que eu não sabia aonde estava. Afinal, o computador tinha apenas o Windows, Office e poucos programas. Mas, em um HD com partição de 10GB sobravam apenas 450MB. Definitivamente, tinha algo errado.
 
Então, desabilitei a função de ocultar arquivos de sistema e iniciei uma cuidadosa pesquisa, pasta a pasta. Encontrei uma pasta oculta de nome CSC. Essa pasta já estava utilizando 3GB do meu HD. Então, descobri a "farsa".
 
Quando você ativa a função para disponibilizar arquivos off-line de um drive virtual, saiba que todo o material é salvo localmente na pasta %windir%\CSC. A pasta CSC é oculta. E mesmo que você delete seus arquivos na rede, por algum motivo, eles permanecem nesta pasta oculta. E você de nada fica sabendo.
Portanto, se você está com problemas de espaço em disco e já deletou tudo que podia sem progresso, verifique se este serviço está ativo no seu computador e desative-o. Nos testes que realizei por aqui, obtive ganhos de 3GB disponíveis num HD que só tinha 450MB livres.
 
Existem casos na internet de gente que conseguiu "recuperar" 35GB de espaço em disco com a desativação do serviço.  Veja aqui (em inglês)

Parece óbvio, mas muita gente não imagina qual era a mágica que o Windows fazia para disponibilizar arquivo da rede, sem estar nela. Eu achava que o consumo de espaço era o mesmo que os arquivos utilizam no servidor (neste caso 400MB).

Considero essa função um grande engodo. E agora faço apenas uma sincronia local dos arquivos da rede com relação ao meu PC.

[ ]´s
Postado via desktop