Tive hoje o prazer de testar em meu notebook um modem do Vivo Zap na recém lançada rede 3G da Vivo. E os resultados, até o momento me impressionaram.

No mesmo local, usando o modem EVDO e também acessando pelo meu smartphone, os downloads dificilmente passavam dos 15k. Com o Vivo Zap da rede 3G os downloads alcançaram taxas de até 180k com média de 130k. É um progresso impressionante!!!. Testando a conexão no http://www.speedtest.net/ percebi que a conexão estava a 1.2 megas em média, com picos de 2 megas. Maior que o link Velox que tenho!!!

Velocidade obtida no Itaigara, dentro de uma sala sem janelas.

Resolvi então fazer novos testes na UCSAL de Pituaçú, em local aberto. Vejam a diferença nas imagens abaixo:

  Velocidade obtida na UCSAL Pituaçú em campo aberto, com Vivo Zap EVDO.

Velocidade obtida na UCSAL Pituaçú em campo aberto, com Vivo Zap 3G.

Aqueles que conhecem de tecnologia há algum tempo, lembraram que antigamente a Vivo vendia Vivo Zap como um serviço 3G prometendo velocidades de até 2,4Mbps. Nunca chegou nem na metade desse valor. E o serviço não era 3G. Considerava-se 2.5G, porque usava a rede CDMA1x EVDO com placa PCMCIA, PCI Express ou modem usb.

Veja aqui a oferta desse serviço que comento, por um representante.

Hoje todo mundo sabe da conversa fiada que era vendida.  E eu sabia disso. Difícil era convencer quem não entendia de tecnologia e ficava reclamando do péssimo serviço.

[ ]´s

Postado via notebook, com Windows Live Writer, conectado via 3G Vivo (de verdade)